quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Android será mais utilizado que Windows, preveem analistas

Nos próximos anos oWindows deve deixar de ser o sistema operacional mais utilizado no mundo. De acordo com analistas da consultoria Gartner, o novo SO mais popular será o Android.

Segundo a previsão, SO móvel do Google deverá dominar a maioria dos dispositivos ainda em 2016. Atualmente, são cerca de 608 milhões de aparelhos com Android contra 1,5 bilhão com Windows.

Apesar de as estimativas apostarem no Android, o iOS é o SO móvel mais popular do momento. De acordo com o Net Market Share, o sistema da Apple conta com 63,48% de participação no mercado, contra os 22,10% do SO do Google.

Já para os próximos quatro anos, a consultoria afirma que o número deverá ser de 2,3 bilhões de dispositivos com Android contra 2,28 bilhões com Windows.

A notícia reflete não só a popularização do sistema do Google, mas como também prevê a hegemonização de smartphones. A pesquisa chega a citar o declínio de 8% na venda dos computadores do último trimestre.

Anatel implantará nono dígito no Brasil inteiro até 2016

O nono dígito, implantado este ano apenas na cidade de São Paulo, logo estará no resto do Brasil. De acordo com a Folha de São Paulo, o objetivo é padronizar os números telefônicos até 2016.

Segundo o órgão regulador, com o novo número funcionando em apenas algumas regiões, estabelece-se uma despadronização que prejudica a compreensão dos usuários e pode resultar no encaminhamento de chamadas para destinos indesejados.

A medida também serve para aumentar a quantidade de números telefônicos móveis disponíveis.

Veja no gráfico abaixo, feito pelo jornal, qual o cronograma de implantação do novo dígito.

Gmail, Yahoo! e Outlook corrigem falha de segurança em seus serviços

Google, Yahoo! e Microsoft consertaram uma grande falha em seus serviços de e-mails que foi descoberta por um matemático que recebeu uma suposta mensagem para trabalhar em programação no Google.

Zachary Harris recebeu ume-mail inesperado de uma pessoa que se dizia recrutador do Google e oferecia um emprego dentro da empresa. Ele estranhou a mensagem e acreditava ser um spam. Ao analisar o e-mail, descobriu uma falha que permitia que emails falsos aparecessem como se fossem legítimos no Gmail.

O erro permitia que, com um pouco ce conhecimento técnico, era possível enviar um e-mail se passando por qualquer pessoa - como, por exemplo, enviar um e-mail no nome de Larry Page, CEO do Google, de uma forma que parecesse que o próprio Page enviou a mensagem.

Segundo a Wired, o Google corrigiu a falha logo que ficou sabendo dela, mas depois percebeu-se que era uma falha de serviços de e-mail em geral. Microsoft e Yahoo!, que também tinham o erro, rapidamente corrigiram seus serviços.

Apple pode ter vendido menos iPads e iPhones do que o esperado

A Apple vai divulgar números referentes ao terceiro trimestre nesta quinta-feira, 25, mas, de acordo com analistas, as vendas podem ter ficado abaixo do esperado.

De acordo com oBusinessInsider, analistas estimam que 17,6 milhões de iPads devem ter sido vendidos entre julho e setembro. Mas Tim Cook já indicou que não foi bem assim. Na terça-feira, 23, durante o anúncio dos novos tablets, ele revelou que 15 milhões de iPads foram vendidos durante o período.

Em relação ao iPhone, a estimativa do mercado é que ao menos 26,3 milhões de unidades tenham sido vendidas. Durante a maior parte do trimestre as vendas do telefone foram baixas, já que consumidores aguardavam o iPhone 5. Depois que o telefone foi lançado, a Apple divulgou 5 milhões de unidades comercializadas no primeiro final de semana, abaixo da expectativa de 6 a 10 milhões de aparelhos do mercado.

Hoje, então, Tim Cook divulgará os resultados da Apple no período e explicará o motivo das vendas do iPad estarem abaixo do que se esperava - se foi o crescimento de concorrentes ou algum outro motivo.

Também é esperado que a empresa use a conferência com investidores para falar mais sobre seus novos produtos. A empresa deve dar detalhes sobre o que espera do iPad Mini, dos novos iMacs, novos MacBooks e a quarta geração do iPad.

Windows 8 é o 'começo de uma nova era', diz presidente da Microsoft Brasil


Daniel Junqueira



O Windows 8 chega às lojas amanhã, 26, e a Microsoft já comemora a chegada da plataforma com eventos realizados em 140 países ao redor do mundo.

Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil, participou nesta quinta-feira, 25, do lançamento oficial do Windows 8 em um evento realizado em São Paulo. O executivo lembrou da importância do novo sistema operacional para o futuro da empresa.

"Este lançamento é um marco histórico para a Microsoft. É o começo de uma nova era", afirmou.

O discurso de Levy reflete o que a Microsoft afirma no mundo inteiro. Steve Ballmer, CEO da empresa, repete frequentemente que o Windows 8 é o lançamento mais importante da história da companhia. E, para o presidente do braço brasileiro da companhia, ele significa uma transformação no que é a Microsoft.

"A Microsoft está em processo de transição de uma empresa focada em software para uma empresa de serviços. São serviços que chegam ao usuário por meio de uma gama de dispositivos conectados entre si e à nuvem", explicou Levy.

"Estamos em uma transição de uma sociedade com economia industrial para a economia do conhecimento. E, na economia do conhecimento, a tecnologia da informação tem papel fundamental de gerar inovação. Inovação gera competitividade, que gera crescimento econômico e bem-estar social", afirmou.

Evento

A Microsoft fez uma grande apresentação para o sistema operacional no Brasil, com direito a diversos aparelhos já rodando o sistema operacional para demonstração para os visitantes. Antes, a gerente do Windows no Brasil, Priscyla Alves, se juntou ao músico MV Bill, ao humorista Felipe Andreoli e à apresentadora Didi Wagner para mostrar os novos recursos.

Eles, então, mostraram aquilo que a gente já sabe: como funciona a interface nova, os apps, a mudança para a área de trabalho clássica, a possibilidade de navegar via touch ou mouse, entre outras.
Brasil

O público brasileiro terá, no próximo mês, mais de 60 dispositivos que já rodarão o novo sistema. Eles começam a chegar amanhã às lojas e incluem notebooks, netbooks, Ultrabooks, desktops e tablets. Para quem quiser comprar a plataforma separada, existe a opção de atualizar o Windows 7 para o novo por R$ 69 - esse é um preço promocional que é possível conseguir pela loja online da companhia.

Questionado sobre a diferença de interface e se isso pode assustar usuários, o presidente da Microsoft no Brasil se mostrou confiante. "A interface foi amplamente testada com milhões de pessoas e a conclusão é que ela é muito intuitiva. Não vemos dificuldade em se acostumar. Ela é nova, mas também é atraente e fácil, amigável, as pessoas vão querer aprender rapidamente para se aprovietar", disse o Michel Levy.

A confiança também estava presente nas palavras da gerente do Windows no Brasil, Priscyla Alves. "Ela é natural e intuitiva. É tudo o que as pessoas estavam esperando e ainda tem o conforto da área de trabalho lá", lembrando que é possível voltar para a interface do Windows 7 com facilidade no novo sistema, apesar dela não ser a padrão e não ter como colocá-la como principal no sistema operacional.

Os brasileiros já terão opções de apps nacionais para baixarem na Windows Store, como de bancos, veículos de mídia, entre outros. Os executivos não divulgaram números exatos, mas ressaltaram o modelo de negócios, que, segundo a Microsoft, é bastante atrativo. "70% do faturamento é do desenvolvedor. Após arrecadas mais de R$ 50 mil, ele passa a receber 80%. Isso privilegia a experiência do usuário e os melhores aplicativos", explicou Priscyla.

Em relação ao Surface, lançado simultaneamente com o Windows 8 em algumas partes do mundo, a Microsoft não tem ainda uma data para colocá-lo no mercado brasileiro, muito menos uma faixa de preço que o dispositivo deve custar.